MPC-PB, MPF E MPPB PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE LIBERDADE RELIGIOSA

O Subprocurador-Geral do MPC-PB, Luciano Andrade Farias, além de representantes do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB), participaram, na última terça-feira (20/02), de uma audiência pública sobre liberdade religiosa na Assembleia Legislativa da Paraíba. A iniciativa, promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da ALPB, teve como objetivo debater a crescente violação à liberdade religiosa no Brasil, evidenciada pelo aumento das denúncias no serviço disque 100, que triplicaram de 2019 a 2020, segundo dados do Governo Federal.

Durante o evento, a Procuradora Regional dos Direitos do Cidadão do MPF, Janaína Andrade, destacou a importância de espaços como esse para que líderes religiosos expressem suas reivindicações e defendam seus direitos. A Promotora de Justiça Liana Carvalho ressaltou a necessidade de discutir a diversidade religiosa na Paraíba, combatendo o preconceito ainda presente na sociedade.

Representantes de diversas vertentes religiosas, como a Umbanda, budismo e Wicca, enfatizaram a importância da visibilidade para as minorias e a construção de diálogos para conscientização sobre a liberdade religiosa.

O Presidente da Sessão, Hervázio Bezerra, destacou o papel da Assembleia Legislativa na promoção de eventos que geram debate e conscientização sobre questões como a liberdade religiosa. O deputado Professor Francisco Garcia ressaltou a necessidade de desmitificar confusões relacionadas ao tema, lembrando a garantia constitucional da liberdade de culto.

O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições, reforçando a importância do diálogo e da conscientização para lidar com questões de liberdade religiosa.